Aliados Brasil Notícias

MENU

Opinião / Geral

O CIDADÃO COMO AGENTE POLÍTICO E FISCALIZADOR

Os cidadãos brasileiros não imaginam, não sabem e nem utilizam a força política que possuem

O CIDADÃO COMO AGENTE POLÍTICO E FISCALIZADOR
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Os cidadão brasileiros a cada 2 anos vais as urnas votar em seus representantes para o poder legislativo e executivo, porém o que ocorre, é que a maioria destes cidadãos não se sente representados, nem atendidas suas demandas por estes a quem eles votaram. Grande parte das pessoas nem sequer lembra em quem votou nas ultimas eleições para cargos do legislativo: Deputados federais e estaduais, vereadores e senadores. A população tende a dar maior importância aos mandatários do poder executivo: Prefeitos, Governadores e Presidente. 

Este é um dos grande erros, pois principalmente no modelo político vigente no Brasil, o executivo é dependente do legislativo para governar, ou seja o executivo precisa do legislativo para implementar suas políticas públicas, ações, legislações e etc. Mas a realidade que ocorre em muitas regiões brasileiras, são que os eleitos representantes da população no poder legislativo, acaba não cumprindo ou realizando aquilo que a população espera e ele prometeu para a população. Muitos prometem coisas que realmente não é de competência do poder legislativo, e outros acaba não cumprindo mesmo o que prometeu. 

Mas os cidadãos conseguem e pode ser um agente político e fiscalizador, a constituição e as legislações garante que o cidadão tem o direito de cobrar, fiscalizar, solicitar e denunciar. As autoridades dos três podres devem atender e apurar fatos, veracidades e adotar devidas providencias para a resolução ou punição dos fatos. 

Publicidade

Leia Também:

Eu pessoalmente, já vi e vejo diversos fatos absurdos e de desrespeito ao cidadão e ao erário, tanto em prefeituras, quanto no governo do estado. Desde buracos em ruas e calçadas, quanto a pessoas nomeando parentes em cargos públicos, é um total absurdo. Mas sempre exerci meu papel de cidadão em solicitar reparação do fato, reclamar sobre o fato, pedir informações sobre os fatos e em ultima instancia peticionar contra o fato. 

Alguns servidores e até políticos dizem estar cansados de tantas reclamações, solicitações e pedido de informações que faço, me chama de o "reclamão".  Mas este é o poder e direito do cidadão, se estão cansados de receberem reclamações e criticas, então resolvam os problemas, ou peçam exoneração e renuncia do cargo eletivo que recebeu. A vida pública/política é isso, a democracia é isso, você é aplaudido e criticado, você não estar no cargo para ser agraciado, você está para trabalhar  pela população e consequentemente irá surgir reclamações, sugestões e etc. 

Infelizmente no Brasil é pouquíssimo os cidadãos que realizam essas ações, talvez por isso estamos neste caos que vivemos, mas ainda quero acreditar que um dia iremos melhorar, e iremos ter cidadãos mais consciente de seus deveres e representantes que trabalhem em prol da sociedade. 

Fonte/Créditos: Wesley Caique

Créditos (Imagem de capa): Reprodução WEB

Comentários:

Wesley Caíque

Publicado por:

Wesley Caíque

Saiba Mais

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Aliados Brasil no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!