Aguarde, carregando...

Sexta-feira, 12 de Junho 2026
MENU
Notícias / Saúde

Suplementos de alho são realmente bons para o coração?

Algumas pesquisas afirmam que os suplementos ajudam a manter a pressão arterial e os níveis de colesterol saudáveis. Perguntamos a especialistas se isso é verdade.

Suplementos de alho são realmente bons para o coração?
A-
A+
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
O alho, conhecido por seu sabor forte e aroma pungente, há muito tempo é considerado uma maravilha medicinal, usado em culturas antigas para prevenir infecções, melhorar o desempenho atlético e até mesmo “limpar” as artérias.
Hoje, afirma-se que os suplementos de alho ajudam a reduzir a pressão arterial e os níveis de colesterol no sangue, além de retardar o acúmulo de placas nas artérias. Será que isso é verdade?
Publicidade

Leia Também:

— Existem inúmeros estudos que sugerem que os suplementos de alho podem proporcionar benefícios cardiovasculares — afirma o professor associado de nutrição e medicina preventiva, Donald D. Hensrud. — No entanto, a qualidade desses estudos pode variar — acrescenta. E os dados sugerem que apenas algumas pessoas podem se beneficiar.
Aqui está o que sabemos sobre o que os suplementos de alho podem fazer por você:
O que a pesquisa sugere
Diversas meta-análises realizadas nos últimos anos descobriram que o alho ou seus suplementos podem proporcionar alguns benefícios ao coração, especialmente para pessoas com elevações leves na pressão arterial e no colesterol LDL (ou “ruim”).
Em uma meta-análise publicada em janeiro, por exemplo, pesquisadores analisaram dados de 108 ensaios clínicos randomizados que envolveram mais de 7.000 adultos. Eles descobriram que o consumo de alho cru, cozido ou em suplementos melhorou fatores de risco cardiovascular, como colesterol LDL, triglicerídeos e pressão arterial, especialmente em pessoas com risco cardiovascular elevado.
As evidências, especialmente sobre os benefícios para a pressão arterial e o colesterol LDL são "bastante convincentes", diz a professora de medicina da Faculdade de Medicina de Harvard, JoAnn Manson, que estuda suplementos alimentares.
Outras pesquisas com adultos com risco cardiovascular descobriram que os suplementos de alho podem retardar ou reduzir o endurecimento das paredes das artérias, o que pode restringir o fluxo sanguíneo e aumentar o risco de ataque cardíaco ou derrame (acidente vascular cerebral).
— Mas, como em muitos estudos sobre nutrição e suplementos, a pesquisa tem limitações — avalia Hensrud.
— Estudar suplementos alimentares pode ser desafiador porque sua composição varia entre os produtos. Também é difícil determinar se o suplemento foi responsável pela melhora na saúde do participante ou se foi outro fator, como dieta, estilo de vida ou genética — afirma a professora emérita de medicina preventiva da Faculdade de Medicina Feinberg da Universidade Northwestern, Linda Van Horn.
— Os resultados do estudo também podem variar dependendo dos tipos e quantidades de alho usados e por quanto tempo eles foram testados. Além disso, muitos estudos sobre suplementos recebem apoio da indústria, o que coloca seus resultados em questão — pontua Van Horn.
O cardiologista e professor da Universidade da Califórnia, Matthew Budoff, publicou vários ensaios clínicos randomizados e meta-análises que descobriram que os suplementos de alho podem reduzir os níveis de colesterol e o acúmulo de placa nas artérias de pessoas com risco cardiovascular.
Os resultados foram consistentes com outros estudos semelhantes, embora alguns deles (incluindo o de Budoff) tenham recebido apoio financeiro da indústria. Ainda assim, ele disse que recomenda suplementos de alho aos seus pacientes para ajudar a controlar o acúmulo de placa, a pressão arterial e o colesterol.
Alguns estudos não conseguiram demonstrar os benefícios dos suplementos de alho, incluindo um de 2007 que não encontrou nenhum efeito significativo do alho cru ou de alguns de seus suplementos no LDL entre cerca de 200 participantes com colesterol levemente elevado; e outro de 2004 que não encontrou efeitos redutores de lipídios ou colesterol do alho em pó desidratado em 75 adultos saudáveis de meia-idade.
— Os estudos com resultados negativos, no entanto, são pequenos e são “ofuscados” pelos muitos ensaios clínicos e meta-análises que mostraram resultados positivos — disse Manson.
Ainda não está claro se os suplementos de alho previnem ataques cardíacos, derrames ou outras doenças crônicas como o câncer.
— Precisamos de estudos de longo prazo para obter essas respostas — pontua Manson.
Quem deve tomá-los?
Aqueles que provavelmente se beneficiarão mais com os suplementos de alho são pessoas com riscos cardiovasculares leves.
— Aqueles desejam melhorar seus números para uma faixa mais saudável. Isso inclui pessoas que não toleram doses mais altas de medicamentos, como estatinas, devido aos seus efeitos colaterais — afirma Manson. — Pessoas com níveis normais de colesterol ou pressão arterial parecem menos propensas a se beneficiar. E as evidências são mais fortes para os benefícios da pressão arterial do que para os de redução do colesterol A dose padrão é de 600 miligramas, duas vezes ao dia, de extrato de alho envelhecido, um tipo de suplemento usado na maioria das pesquisas que mostram efeitos positivos.
Os especialistas enfatizaram, no entanto, que é sempre melhor obter os nutrientes dos alimentos. E que os suplementos de alho não substituem estratégias comprovadas para tratar ou prevenir doenças cardíacas, como medicamentos prescritos, exercícios regulares, uma dieta saudável para o coração e não fumar.
— Gosto de descrevê-los como "complementares" aos cuidados médicos padrão — diz Budoff.
Tanto o alho quanto os suplementos de alho relaxam os vasos sanguíneos e afinam o sangue, portanto, aqueles que tomam anticoagulantes ou aspirina devem sempre consultar um médico antes de começar a tomar suplementos de alho. Os cirurgiões também precisam saber se seus pacientes tomam suplementos de alho para que possam interromper o uso cerca de 10 dias antes da cirurgia para evitar sangramento excessivo, acrescentou ela.
—Embora não sejam uma panaceia, as evidências de seus efeitos redutores do colesterol e da pressão arterial são fortes —conclui Hensrud.
Mas, acrescenta, "ainda não se sabe se eles afastam os vampiros".

Créditos (Imagem de capa): Os suplementos de alho são bons para o coração? — Foto: Eric Helgas/The New York Times

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Aliados Brasil
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR