Nur, a ursa polar que nasceu no Aquário de São Paulo, foi apresentada ao público pela primeira vez nesta quinta-feira (27).
Nas imagens divulgadas pelo Aquário, Nur aparece andando pela área onde ficam os ursos polares. Ela corre, explora o espaço e brinca com o gelo.
A ursinha é a primeira da espécie nascida na América Latina. Ela veio ao mundo em 17 de novembro de 2024 e desde o nascimento estava em uma espécie de toca com a mãe - a ursa polar Aurora.
Nur é filha de Aurora com Peregrino - dois ursos polares nascidos na Rússia que vivem em há 10 anos em São Paulo.
Nascimento de Nur
O nascimento da bebê foi gravado por câmeras que ficam na área dos animais no aquário. Nas imagens divulgadas pela instituição é possível ver o animal nascendo sem pelos.
Após o parto, a mãe lambe e depois coloca a ursinha no seu corpo, provavelmente para aquecer o filhote. Segundo veterinários do Aquário, o primeiro ano de vida de um urso polar, especialmente as primeiras horas, representa um período crítico para a sobrevivência.
Por serem fragéis, os filhotes precisam de atenção 24 horas e também o monitoramento diário para intervir, caso exista algum problema.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/S/m/0UFsFOTdCrF89Qzerhmw/captura-de-tela-2025-02-13-183544.png)
A gestação
Segundo o Aquário, a suspeita da gravidez de Aurora surgiu da observação atenta da equipe às mudanças no comportamento da ursa. Ela começou a passar mais tempo na toca, ficou mais cansada e reduziu a interação com Peregrino.
"A separação entre a fêmea e o macho, no contexto da reprodução de ursos polares, é um comportamento crucial e natural. Na natureza, os ursos polares são animais solitários, com exceção do período de acasalamento. Após a cópula, o macho não desempenha nenhum papel nos cuidados com a prole. A fêmea, por sua vez, afasta-se dos machos, buscando um local seguro para construir sua toca e dar à luz", afirmou o Aquário.
O macho por perto seria um fator de estresse.
Fonte/Créditos: G1
Créditos (Imagem de capa): Foto: Divulgação/ Aquário de SP
Comentários: