Um trecho da Rodovia Anchieta foi interditada no fim da noite desta sexta-feira (14). Segundo a Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), o bloqueio está sendo feito para realizar os trabalhos de retirada dos escombros da passarela de pedestres que foi derrubada por um caminhão na altura de Cubatão (SP).
O veículo atingiu a passarela do km 52 da Via Anchieta na noite de quinta-feira (13), causando a queda da estrutura e bloqueando completamente a via por quase 12h. Segundo o motorista, o acidente ocorreu após ele descer do caminhão, sem puxar o freio de mão, para conversar com um caminhoneiro, que havia batido e quebrado o retrovisor do seu automóvel.
Por volta das 23h da sexta, a pista sul (sentido litoral) foi interditada para início da remoção dos destroços da passarela. O trabalho deve durar até as 6h deste sábado (15), conforme previsão da Ecovias.
Veículos comerciais descem pela Anchieta pista norte e sobem pela Imigrantes norte, informou a concessionária.
Interditada por quase 12h
Centenas de motoristas com destino ao litoral de São Paulo enfrentaram quilômetros de congestionamento no Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) nesta sexta-feira (14), com a liberação da via. Segundo a Ecovias, concessionária que administra o SAI, a pista norte [sentido capital] foi liberada às 6h27 e, a sul [sentido litoral], às 9h.
Por volta das 20h de sexta-feira, a Via Anchieta apresentava tráfego congestionado em direção ao litoral paulista, do km 40 ao km 54. De acordo com a Ecovias, para que a nova interdição ocorra, é necessário aguardar a normalização dessa condição, o que está previsto para ocorrer entre 22h e 0h [podendo sofrer variações por questões operacionais e da fluidez do trânsito].
O que diz o motorista?
Um vídeo mostra o motorista relatando o que havia acontecido para testemunhas após a queda da passarela de pedestres. Ele disse que desceu do veículo para pegar os dados de um motorista que havia colidido na lateral da carreta e quebrado o retrovisor do veículo.
Ele pegou para tirar foto da minha habilitação, e eu tirar da dele. Quando eu olhei, ele disse: olha o caminhão andando”, lamentou o homem, dizendo que o veículo atingiu a carreta sozinho.
A carreta que causou o acidente é da frota da Marimex, que confirmou a identidade do motorista que aparece nas imagens. Em nota, a empresa informou que está colaborando com as autoridades para investigar as causas e tomar todas as providências necessárias.
Ele também contou à Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) que esqueceu de puxar o freio de mão ao desembarcar da carreta. O nome do homem não foi divulgado pela empresa em que ele trabalha nem pela Artesp.
Segundo a Artesp, o motorista parou em uma área de acostamento para conversar com o outro caminhoneiro. Ele desceu do veículo, que estava vazio, e não puxou o freio de mão. A área é de declive e, portanto, a carreta desceu até bater na passarela.
A Artesp informou que mantém monitoramento constante e acompanha as ações em andamento por parte da concessionária, que estão sendo realizadas para a normalização da operação ao tráfego. "A Agência já acionou a concessionária para esclarecimentos e alinhamento de medidas operacionais".
Fonte/Créditos: G1
Créditos (Imagem de capa): Foto: Diego Bertozzi/TV Tribuna
Comentários: