Aliados Brasil Notícias

MENU

Notícias / Internacional

Veja semelhanças do incêndio que matou jovens na Macedônia do Norte com tragédia da Kiss

Incêndio iniciado em show pirotécnico durante apresentação da banda provocou mortes na Macedônia de forma semelhante com que originou uma das maiores tragédias do Brasil, em Santa Maria. Caso motivou criação de lei para medidas preventivas de combate a incêndios.

Veja semelhanças do incêndio que matou jovens na Macedônia do Norte com tragédia da Kiss
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O incêndio em na boate Pulse, na cidade de Kocani, na Macedônia do Norte, causado por artefatos pirotécnicos, espuma de isolamento inflamável e combustão tóxica na madrugada de domingo (16), trouxe à memória a tragédia da Boate Kiss, no Rio Grande do Sul.

Em 2013, 242 pessoas morreram e mais de 600 ficaram feridas durante uma festa em Santa Maria, na Região Central do RS. No país do Sudeste europeu, a contagem de vítimas chegou a 59, segundo as autoridades locais.

Em comum entre os dois desastres, fatores como a origem do fogo e o perfil das vítimas, em sua maioria jovens.

Leia Também:

  • Nos dois casos, as chamas se alastraram rapidamente pelo teto após faíscas de efeitos pirotécnicos disparados pelos integrantes da banda que se apresentava entrarem em contato com a estrutura. Veja o incêndio na Macedônia no vídeo acima;
  • O teto era feito de material inflamável na boate europeia. Na Kiss, o interior do local era revestido com espuma, que ao ser queimada, liberou uma substância tóxica, conforme investigação;
  • Na Macedônia, quatro pessoas foram presas. As identidades deles não tinham sido divulgadas até a mais recente atualização desta reportagem. No Rio Grande do Sul, dois sócios da boate e dois integrantes da ba
    • As tragédias causaram a perda de um número alto de jovens. Segundo o hospital da Macedônia, as vítimas têm entre 14 e 24 anos. Em Santa Maria, os mortos eram em sua maioria universitários na faixa dos 20 anos.

    Atualmente, onde funcionava a Boate Kiss, há um memorial em Santa Maria. Doze anos após a tragédia, familiares das vítimas ainda fazem homenagens, lembrando a importância de evitar que o ocorrido se repita.

    Lei Kiss

    O incêndio da Kiss gerou debates sobre a fiscalização de medidas preventivas e de combate ao fogo em casas noturnas. Em 2013, a Assembleia Legislativa aprovou a "Lei Kiss", com normas de prevenção e combate a incêndios para imóveis não residenciais. A lei define responsabilidades sobre a segurança contra incêndios, mas o regramento tem sido flexibilizado, com prazos de validade do alvará e de renovação de inspeções estendidos.

    Antes do incêndio em Santa Maria, a legislação sobre incêndios no estado datava do final dos anos 1990. A antiga norma não detalhava questões como compartimentação vertical e horizontal, controle de materiais de acabamento e revestimento, e controle de fumaça.

    Com a Lei Kiss, edifícios passaram a ser classificados por risco de chamas, considerando área, altura, ocupação, lotação máxima e capacidade de controle de fumaça. Após cumprir as exigências, os imóveis recebem um alvará dos bombeiros.

Fonte/Créditos: G1

Créditos (Imagem de capa): Foto: RBS TV/Ognen Teofilovski/Reuters

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )