Na madrugada desta quarta-feira (6), uma lanchonete foi invadida por pessoas em situação de Rua Santa Ifigênia, no Bairro República, região central de São Paulo.
O momento foi registrado por moradores do prédio vizinho. A região hoje é frequentada pelos usuários de drogas que foram dispersados da antiga Cracolândia.
Usuários de drogas da Cracolândia invadem lanchonete no centro de São Paulo nesta quarta (6). Grupo de até 50 pessoas arrombou a porta de ferro e saqueou o estabelecimento na Rua Santa Ifigênia. pic.twitter.com/s3JbVLJZtZ
— Gazeta Brasil (@SigaGazetaBR) July 6, 2022
Segundo testemunhas, diversos usuários de drogas que migravam de um ponto da Cracolândia para outro quando começaram a causar tumulto durante a passagem. Foi necessário apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM) para tentar controlar a invasão do grupo.
Uma loja na rua Guaianases, nos Campos Elíseos, foi saqueada por volta das 5h. Segundo uma vizinha do comércio, no local invadido funcionava um bar e uma lanchonete, entre os produtos roubados estavam bebidas, um banco e uma TV pequena.
Os agentes estavam em patrulhamento e acompanhando os usuários quando flagraram um grupo de pessoas chutando portas de lojas e invadindo um estabelecimento. Imagens mostram uma lanchonete revirada após a invasão do grupo. Quatro suspeitos foram detidos após destruir portas de comércios. Um vídeo mostra um grupo de cerca de 50 pessoas arrombando a porta de ferro e saqueando o estabelecimento.
Segundo a TV Record, quatro suspeitos foram detidos pelos guardas e foram presos em flagrante. O local foi preservado por viaturas da GCM e os detidos, encaminhados ao 77° DP da Santa Cecília, no centro de São Paulo.
Comerciantes expulsam usuários de drogas a pauladas da Cracolândia
Após as invasões, os comerciantes começaram a revidar o ataque dos usuários de drogas. Pessoas com pedaços de madeira ameaçam e atacam os moradores da Cracolândia, que fogem dos golpes. Essa confusão também aconteceu na rua Santa Ifigênia, desta vez próximo ao número 251.
De acordo com a GCM (Guarda Civil Municipal), a desordem se iniciou após uma ação de zeladoria próxima ao hospital Pérola Byington, quando os dependentes químicos se aglomeraram na Rua dos Protestantes. Como a concentração estava atrapalhando o tráfego na região, a GCM tentou dispersá-los.
Uma lanchonete foi invadida e duas lojas ficaram com as portas parcialmente danificadas. Na tentativa de fuga, um dos homens se feriu e foi socorrido à UPA Vergueiro pelos agentes da GCM.
Comentários: