Aliados Brasil Notícias

MENU

Notícias / Ciência & Tecnologia

Terra deverá ser atingida por tempestade solar neste fim de semana

Explosão solar pode gerar auroras boreais e tempestades geomagnéticas neste fim de semana, com possíveis impactos em sistemas de energia e comunicações

Terra deverá ser atingida por tempestade solar neste fim de semana
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Uma explosão solar deverá atingir certos locais do planeta Terra neste fim de semana. O episódio ocorrerá após uma erupção no Sol, que aconteceu na última terça-feira, 1º de outubro.

Esta explosão solar pode lançar energia suficiente para a atmosfera produzir auroras boreais generalizadas nos próximos dias.

Uma erupção solar de classe X é classificada como um dos tipos mais intensos de erupção que o Sol pode produzir, de acordo com a Nasa - agência pública espacial dos Estados Unidos.

Publicidade

Leia Também:

Este evento não é isolado, já que 2024 tem sido marcado por várias erupções solares, incluindo uma tempestade solar em maio, resultante da fusão de grandes manchas solares.

Neste episódio, os habitantes do Reino Unido tiveram a oportunidade de vislumbrar a aurora boreal, uma ocorrência rara na região.

Tempestade solar neste fim de semana: Aurora Boreal e apagões

Uma ejeção de massa coronal (EMC) — uma nuvem gigante de plasma solar impregnada com linhas de campo magnético — foi associada às explosões de terça-feira, relatou o Spaceweather.com.

A EMC foi direcionada para a Terra e deve atingir nosso planeta na sexta-feira, dia 4, provavelmente gerando uma forte tempestade geomagnética, que pode intensificar as exibições de auroras boreais ao redor do mundo.

Quando essas tempestades ocorrem, o campo magnético da Terra sofre um abalo, que pode afetar não apenas as auroras, mas também os sistemas de navegação, redes de energia e até mesmo as comunicações via satélite.

Quanto mais poderosa a tempestade, maior o número na escala de tempestades geomagnéticas, e mais dramáticos serão os efeitos.

Tempestade solar neste fim de semana: aumento repentino

A previsão dos cientistas era que o pico das atividades solares ocorresse em julho de 2025. No entanto, o aumento observado em 2024 levou os especialistas a reavaliarem suas previsões. Até outubro deste ano, foram registradas 41 erupções solares, superando o número total dos últimos nove anos.

Normalmente, erupções dessa magnitude ocorrem apenas 10 vezes por ano, e com o máximo solar projetado para durar mais de um ano, é provável que mais dessas erupções, bem como EMCs e tempestades geomagnéticas, afetem a Terra nos próximos meses.

Fonte/Créditos: O Povo

Créditos (Imagem de capa): A sonda espacial Solar Dynamics Observatory da NASA capturou esta imagem de uma erupção solar X7.1 em 1º de outubro de 2024. (foto: Divulgação/ NASA)

Comentários:

/Dê sua opinião

Trump ou Kamala Harris, quem você acredita que vencerá as eleições nos EUA

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Aliados Brasil no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )