Aliados Brasil Notícias

MENU

Notícias / Saúde

Suco ou refrigerante zero: qual é melhor para a dieta?

Aprenda as principais diferenças entre o suco de caixinha, o suco natural industrializado e o suco natural da fruta

Suco ou refrigerante zero: qual é melhor para a dieta?
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Livre de calorias, o refrigerante zero é um queridinho do mundo fitness, já que se trata de uma bebida saborosa, que alivia o desejo por doces e não adiciona nenhuma nova caloria à comida ingerida. Já os sucos sempre foram vistos como alternativas mais saudáveis para o dia a dia. Mas afinal, entre o suco e o refrigerante zero, qual é a melhor opção para se consumir em uma dieta?

- Embora a criação de um déficit calórico seja essencial para a perda de peso, o processo vai muito além da simples contagem de calorias. A qualidade da alimentação desempenha um papel fundamental, fornecendo uma quantidade de nutrientes adequados para o bom funcionamento do organismo - destaca a nutricionista Andréa Aragão, consultora da Asbran (Associação Brasileira de Nutrição).

  • Pensando em uma dieta, independente do objetivo (emagrecimento, hipertrofia, manutenção ou reeducação alimentar), a melhor escolha sempre será a que contém a menor quantidade de conservantes, e no caso é o suco natural. Alimentos e bebidas industrializadas devem ser consumidas de forma controlada independente do objetivo, pois são ricas em conservantes, sódio e adoçantes artificiais. Por isso, mesmo que a bebida seja zero calorias não significa que o consumo deve ser livre - ressalta Beatriz Souza, nutricionista especialista em emagrecimento.
  • Beatriz também indica que bebidas zero como refrigerantes, chás e água tônica podem ser consumidas de forma estratégica em uma dieta de emagrecimento. Em dietas de hipertrofia, o suco natural pode ser um aliado quando consumido em horários específicos, e o refrigerante zero de forma esporádica em refeições eventuais.

    Leia Também:

    O nutricionista André Araújo, especialista em nutrição esportiva avançada, reforça essa ideia, mas lembra que a composição do refrigerante faz com que ele não se torne uma bebida totalmente saudável.

     O ponto é que o refrigerante possui ácido fosfórico, que não se sabe exatamente se é totalmente saudável a longo prazo. Também tem o caramelo 4, que ainda faltam estudos mostrando que ao longo prazo também não vai trazer nenhum tipo de malefício para a saúde. Por isso eu não recomendo o consumo de refrigerante zero todos os dias, indicando sempre intercalar com água com gás e limão espremido, sucos de laranja e limão com adoçante - diz André Araújo.

     

    Suco de caixinha, natural industrializado e da fruta: quais são as diferenças?

    André Araújo apresenta as principais diferenças entre o suco de caixinha, natural e da fruta. Começando pealternativa “menos indicada” pelos profissionais, o suco de caixinha pode ter entre 30 a 40% do suco da fruta natural. As marcas costumam utilizar a dose mínima, passando a adicionar açúcar, água, corante, essências, aditivos e conservantes, deixando o produto não saudável.

    Já os sucos naturais industrializados são uma alternativa melhor do que os de caixinha, devido ao seu maior valor nutricional, mas ainda não são ideais para uma dieta. De acordo com André, isto se deve porque esses sucos utilizam acidez para conservar o produto, com o intuito de prolongar o seu tempo útil na geladeira.

Fonte/Créditos: GLOBO.COM

Créditos (Imagem de capa): Divulgação

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )