Aliados Brasil Notícias

MENU

Notícias / Brasil

RS tem alerta de ‘grande perigo’, com ventos de 100 km/h e mais tempestades

Sete cidades na fronteira com Uruguai, no sul do estado, sofrem com temporais nesta terça, e Porto Alegre segue com alerta de enchentes

RS tem alerta de ‘grande perigo’, com ventos de 100 km/h e mais tempestades
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Em meio a enchentes e aumento do número de fatalidades devido às chuvas, prevê-se que o Rio Grande do Sul terá mais tempestades na fronteira com o Uruguai já nesta terça-feira (7). O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) lançou um alerta de “grande perigo” válido até o meio-dia desta terça. O balanço mais recente indica 90 mortes e 155 mil indivíduos deslocados de suas residências.

Espera-se que o extremo sul do estado experimente temporais de mais de 100 mm por dia, ventos superiores a 100 km/h e granizo. O instituto alerta sobre o “grande risco de danos” em prédios, além do “corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário”.

Os municípios de Arroio Grande, Chuí, Herval, Jaguarão, Pedras Altas, Rio Grande e Santa Vitória do Palmar encontram-se nessa área. A previsão é que as tempestades nessas cidades continuem até quarta-feira (8).

Publicidade

Leia Também:

A probabilidade de continuação das inundações é “muito alta” na região metropolitana e em Porto Alegre, conforme o Cemadem (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais). A mesma situação se aplica para as regiões Sudeste e Sudoeste do estado, “apesar da previsão de ausência de chuva significativa ao longo do dia”.

Sul do Rio Grande do Sul

O instituto também alertou que tempestades com ventos acima de 70 km/h podem atingir as áreas próximas à região de Pelotas, Rio Grande, se estendendo até a Campanha e o oeste do estado, abrangendo a área de Alegrete e São Borja. A possibilidade de queda de granizo nestes municípios não foi descartada.

Os especialistas em meteorologia esclareceram que há um movimento de um sistema de pressão atmosférica baixa, originado no norte da Argentina e se direcionando ao sul do Uruguai, além da formação de um ciclone extratropical que se encaminha para o oceano. Entretanto, esse deslocamento resulta em uma frente fria para todo o território do Rio Grande do Sul, acompanhada de instabilidade, rajadas de vento que ultrapassam 80 km/h e mais precipitações pluviais.

A previsão é de que o tempo se torne mais estável, seco e frio no sul e oeste do Rio Grande do Sul a partir do final da quarta-feira (8), devido à chegada de um sistema de alta pressão atmosférica. Em outras partes do estado, a instabilidade deve terminar no final do dia.

Final da semana

A expectativa para a quinta-feira (9) é de clima frio e seco na maior parte do estado, contudo, ainda há possibilidade de chuva no norte. As temperaturas mais baixas devem variar entre 4°C e 8°C nas regiões mais frias do sudoeste, Planalto e Serra. Em Porto Alegre, a capital, as temperaturas mais baixas devem rondar os 12°C (figura 3a, 3b e 3c).

Na sexta-feira (10), o clima volta a ficar instável devido às “áreas de instabilidade”. Durante o fim de semana, a criação de uma “frente fria”, combinado com a entrada intensiva de uma massa de ar frio de origem polar, provoca a chuva.

O tempo no estado durante o final de semana provavelmente será úmido e mais frio. O Inmet antecipa chuva mais forte no norte e leste do estado. Enquanto isso, no sul e oeste, o clima deve se tornar mais seco a partir de segunda-feira (13).

 

Fonte/Créditos: Contra Fatos

Créditos (Imagem de capa): Reprodução

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )