Com objetivo de combater um grupo criminoso responsável pelo roubo de um caminhão com aproximadamente 1,5 tonelada de maconha, a Polícia Federal (PF) deflagrou na quinta-feira (12) a Operação Cannabis Furari. O roubo aconteceu em novembro do ano passado.
A ação policial desta quinta-feira é derivada da Operação Acesso Soturno, deflagrada em 9 de dezembro de 2021, que apurava o roubo à residência de uma servidora da Justiça Federal de Maringá, no Paraná.
Durante as investigações, os policiais descobriram que os autores do roubo à residência eram os mesmos do roubo do caminhão com maconha. Esta foi a segunda Operação decorrente da Acesso Soturno. Em 3/5/2022, foi deflagrada a Operação Século, em que o grupo criminoso eram responsáveis também por outro roubo de caminhão, mas com uma carga de cigarros de origem estrangeira.
Os policiais federais estão cumprindo 23 mandados judiciais expedidos pela 4ª Vara Criminal de Maringá, sendo dez de busca e apreensão e 13 de prisão preventiva, nas cidades de Maringá, Umuarama, Sarandi e Londrina. Os investigados poderão responder pelos crimes de roubo agravado, tráfico de drogas, organização criminosa, furto e adulteração veicular. Esses crimes possuem penas máximas que, somadas, podem chegar a 45 anos de prisão.
BALANÇO DA OPERAÇÃO
- 7 mandados de busca e apreensão cumpridos, sendo: 1 em Umuarama; 1 em Londrina; e 5 em Maringá.
- 8 mandados de prisão preventiva cumpridos, restando 5 foragidos.
Apreensões mais relevantes:
1 veículo de luxo
1 grande quantidade de materiais e equipamentos para a fabricação de placas veiculares falsas;
1 tornozeleira eletrônica;
R$ 10 mil em espécie.
Comentários: