O Brasil fez bonito no primeiro dia de competições da Paralimpíada de Tóquio, conquistando quatro medalhas em sete finais disputadas. A programação foi intensa e diversas medalhas já foram distribuídas, no ciclismo de pista e natação.
Uma das modalidades nas quais o Brasil mais se destaca, a natação iniciou sua passagem trazendo diversas passagens de pódio.
A primeira medalha veio com Gabriel Araújo, prata nos 100m costas da classe S2; pouco depois, Gabriel Bandeira conquistou o ouro nos 100m borboleta na classe s14. Ambos são jovens (o primeiro tem 19 anos e o segundo, 21) e disputam sua primeira Paralimpíada.
As outras duas vieram de atletas experientes e com grandes coleções de medalhas: Phelipe Rodrigues conquistou o bronze (oitava medalha) nos 50m livres classe s10, enquanto Daniel Dias chegou à 25ª medalha paralímpica com o bronze nos 100m livre classe s5.
Douglas Matera, Mariana Gesteira e Carol Santiago também chegaram a finais, que não conseguiram medalha.
A equipe masculina de goalball também alcançou uma bela vitória contra a forte Lituânia, enquanto a feminina encarou os EUA e foi derrotada. O tênis de mesa conseguiu algumas vitórias, incluindo uma emocionante de Israel Stroh, enquanto os atletas da esgrima em cadeira de rodas e do ciclismo não foram bem.
Comentários: