A Nasa e a SpaceX lançaram na noite desta sexta-feira, às 20h04, a missão Crew-10. A viagem, que poderia ser mais uma missão rotineira de rotação da tripulação da Estação Espacial Internacional, será responsável por resgatar Suni Williams e Butch Wilmore, a dupla de astronautas que está "presa" no espaço desde junho de 2024.
Os dois astronautas da Nasa deveriam ter feito uma breve visita à estação espacial, mas a estada, que está prestes a terminar, foi inesperadamente estendida para mais de nove meses.
Segundo comunicado da Nasa, equipes em solo concluíram inspeções do sistema hidráulico de suporte terrestre usado para fixação do braço que suporta o foguete Falcon 9 e limparam com sucesso uma bolsa de ar que pode ter impedido o lançamento na primeira tentativa, na quarta-feira.
— Estou extremamente orgulhoso de nossos engenheiros de solo da Nasa e da SpaceX e equipes de operações conjuntas por identificarem e resolverem rapidamente esse problema — disse Steve Stich, gerente do Programa de Tripulação Comercial da Nasa.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/k/H/fCtWFVTWSWUDAKZZTyzQ/jsc2025e012270-large.jpg)
O que se sabe sobre a missão Crew-10?
A missão foi nomeada Crew-10 porque é a 10ª operação da SpaceX transportando astronautas de e para a Estação Espacial Internacional. A tripulação da Crew-10 inclui quatro astronautas. Anne McClain, da Nasa, é a comandante da Crew-10; Nichole Ayers, também da Nasa, é a piloto; Takuya Onishi é da Jaxa (a agência espacial japonesa), e Kirill Peskov é da Roscosmos (a agência espacial russa).
Suni Williams e Butch Wilmore serão resgatados da estação espacial?
Não exatamente. A espaçonave que trará Williams e Wilmore de volta está acoplada à estação espacial desde setembro do ano passado e poderia ter retornado à Terra a qualquer momento.
Os dois astronautas partiram para a estação espacial em junho de 2024 a bordo da Starliner, uma cápsula construída pela Boeing sob contrato da Nasa. A missão era um voo de teste, mas problemas de propulsão fizeram com que funcionários da Nasa decidissem não utilizar a Starliner para trazer os astronautas de volta.
Em setembro, a Starliner desacoplou da estação espacial, reentrou na atmosfera e pousou no Novo México sem problemas – mas sem nenhum tripulante a bordo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2024/O/n/p41kvvRRq7PTekFH3K5g/gpln-etasam5fjt.jpg)
A Nasa, então, precisou encontrar um novo meio de transporte para Williams e Wilmore. A missão Crew-9, que partiu semanas depois do retorno da Starliner, teve dois astronautas removidos da lista para abrir espaço para Williams e Wilmore na cápsula Crew Dragon da SpaceX.
A Crew-9 poderia ter trazido Williams e Wilmore de volta a qualquer momento depois disso, mas isso teria deixado a estação espacial com poucos tripulantes, prejudicando experimentos científicos, operações e manutenção.
A Nasa e a SpaceX poderiam ter acelerado o lançamento da Crew-10 para antecipar o retorno dos astronautas, mas a Nasa decidiu que era melhor mantê-los na equipe da estação espacial e seguir o cronograma original.
Quando Williams e Wilmore voltarão à Terra?
Assim que a Crew-10 chegar à estação espacial, a Crew-9 começará os preparativos para retornar.
As equipes da Crew-9 e da Crew-10 permanecerão juntas na estação espacial por alguns dias. Cerca de quatro dias após o lançamento da Crew-10, Suni Williams, Butch Wilmore, Nick Hague (Nasa) e Alexander Gorbunov (Roscosmos) embarcarão na cápsula Crew Dragon para voltar à Terra.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2024/s/h/NJeeP1RYuYPF5XyWgf4g/guycdmgbsaak4-4.jpg)
Caso as condições meteorológicas não sejam favoráveis nas áreas de pouso ao longo da costa da Flórida, a viagem poderá ser adiada novamente.
O que os astronautas disseram sobre o tempo extra no espaço?
Em uma entrevista no mês passado, o apresentador Michael Barbaro, do podcast The Daily, perguntou aos astronautas:
"Se vocês não estão exatamente presos, como descreveriam essa situação?" Wilmore respondeu: "Ótima pergunta. Eu diria que é trabalho. É um prazer maravilhoso. É divertido. É desafiador às vezes, sem dúvida. Mas presos? Não. Isolados? Não. Abandonados? Também não."
Essa foi a terceira missão espacial de Williams, 59 anos, e Wilmore, 62 anos, e pode ser a última. "Estamos voltando para casa. E isso faz você querer aproveitar cada momento que ainda tem aqui em cima", disse Williams.
Fonte/Créditos: O Globo
Comentários: