A prefeita Geovana Gessner (MDB), de Trombudo Central, pequena cidade de 7,2 mil habitantes no Vale do Itajaí, está internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Com 39 anos, ela foi diagnosticada com uma trombose e precisou passar por cirurgia para amputar a perna esquerda na segunda (23).
Informações da prefeitura desta terça-feira (24) detalham que ela está internada desde a sexta-feira (20) e respira com a ajuda de aparelhos. A gestora pública está em um hospital de Rio do Sul, na mesma região. Geovana foi reeleita nas últimas eleições e não é candidata neste ano.
A prefeita passou por algumas cirurgias ao longo do ano por causa da trombose, segundo o município (entenda a condição mais abaixo). Na última sexta-feira, ela apresentou complicações nas pernas e foi hospitalizada.
No último boletim médico, de segunda-feira, a administração municipal afirmou que Geovana estava sob cuidados intensivos e que as próximas horas seriam fundamentais para um prognóstico da evolução das condições de saúde. Ainda nesta terça (24) um novo boletim médico deve ser divulgado.
"A família agradece as correntes de oração e o todo apoio que vem sendo prestado a ela" , diz a nota.
A prefeita já foi vereadora do município, é casada e tem uma filha pequena.
Trombose
A trombose acontece quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias do corpo. Esse coágulo pode bloquear o retorno do fluxo sanguíneo e causar edemas e dor na região afetada (saiba mais sobre a condição).
Classificada pelos médicos como uma doença silenciosa, já que a trombose pode ser completamente assintomática, o Ministério da Saúde alerta que é preciso ficar em atento aos sintomas nos membros inferiores:
- Aumento da temperatura nas pernas
- Dor nos membros inferiores
- Inchaço nas pernas
- Coloração vermelho-escura ou arroxeada nas pernas
- Endurecimento da pele/Rigidez da musculatura em alguma região
Varizes
Respiração curta e rápida e palpitações, podendo acontecer algum desmaio
De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) os sintomas que mais merecem atenção são a dor na panturrilha e o inchaço das pernas ou de qualquer outro membro.
Créditos (Imagem de capa): Geovana Gessner — Foto: Prefeitura de Trombudo Centrall/Divulgação
Comentários: