Aliados Brasil Notícias

MENU

Notícias / Política

Ilha no Panamá é esvaziada devido ameaça de elevação do nível do mar

Primeiros ilhéus indígenas de Gardi Sugdub são forçados a partir

Ilha no Panamá é esvaziada devido ameaça de elevação do nível do mar
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Gardi Sugdub é uma das cerca de 50 ilhas que abrigam o povo indígena Guna, que construiu uma vida dedicada ao oceano, à pesca e ao turismo. Os ilhéus indígenas são a primeira comunidade insular do Panamá solicitada pelo governo a se mudar para o continente nas próximas décadas.


Os indígenas de Gardi Sugdub  já habitaram florestas e montanhas, em uma área que abrange a Colômbia e o Panamá. Mas foram forçados a fugir há cerca de 300 anos devido aos conquistadores espanhóis e conflitos com outros grupos indígenas.

Agora, o próprio oceano em que o povo Guna confiava há muito tempo representa uma ameaça à sua existência, à medida que o rápido aquecimento das temperaturas globais aumenta o nível do mar no mundo.

Leia Também:

Depois de muitos anos de planejamento, mais de mil pessoas Guna finalmente receberam as chaves de suas novas casas, e muitos começaram lentamente a se mudar para uma cidade recém-construída chamada Isber Yala, nos últimos dias.

Os indígenas da região não são legalmente obrigados a se mudar e muitos estão optando por permanecer em suas ilhas natais.

Fonte/Créditos: CNN

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )