Por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o Governo Federal concluiu a duplicação de 40 km da BR-101/SE e acessos à ponte sobre o Rio São Francisco, na divisa AL/SE. A rodovia tem importância estratégica para a região em termos de circulação de pessoas e produtos.
O presidente Jair Bolsonaro, o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, e comitiva do DNIT participaram da cerimônia da entrega do empreendimento, nesta terça-feira (17).
Nas obras de Encabeçamento da ponte sobre o rio São Francisco, Duplicação e Adequação da BR-101/SE inclusive com Obras de Artes Especiais, entre os quilômetros 0 e 40 foram investidos mais de R$ 240 milhões.
Foram realizados serviços de encabeçamento da ponte sobre o rio São Francisco, com acesso e Platô para Implantação das futuras instalações da SEFA/AL, além de 40 km de duplicação e restauração. Também foram executadas 6 novas Obras de Arte Especiais (OAE) e restauração de 5 OAE já existentes.
A rodovia atravessa 12 estados brasileiros. Neste sentido, este trecho localizado em Sergipe tem grande importância logística, uma vez que atende a estruturas produtivas que englobam a agroindústria canavieira, industrial de serviços, em especial o turismo.
A BR-101 (Nordeste) é a principal ligação entres as capitais litorâneas nordestinas e o centro-sul do país, configurando-se como uma rodovia longitudinal, com início na cidade de Touros (Rio Grande do Norte) e fim na cidade de São José do Norte (Rio Grande do Sul).
Atravessa 12 estados brasileiros: Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, e Rio Grande do Sul, tendo enorme importância estratégica para a região em termos de circulação de pessoas e produtos.
Neste sentido, este trecho localizado em Sergipe tem grande importância logística, uma vez que atende a estruturas produtivas que englobam a agroindústria canavieira, industrial de serviços, em especial o turismo. A rodovia proporciona uma expansão econômica da região, redução de custos de transportes, o fomento e a integração da região Nordeste com grandes centros consumidores.
Os lotes estão sendo executados pelo Exército e já têm mais de 75% do total dos serviços previstos executados. Neste segmento - entre o km 300,54 e o km 351,34 – já estão em operação 26,1 quilômetros de pistas duplicadas, o que representa 51,3% do trecho em obras. O investimento total do empreendimento, relativo aos 211 quilômetros totais de extensão, é de R$ 1,5 bilhão.
Balanço da Duplicação - As obras de duplicação da BR-116/RS totalizam 136,5 quilômetros de novas pistas já em operação. Isso representa 64,6% dos 211,2 quilômetros em obras. O lote 4, que compreende segmentos nos municípios de Tapes e Camaquã, com 23,9 quilômetros de extensão, foi o primeiro a ser totalmente duplicado e liberado ao tráfego. Já o lote 3, em Tapes, está 92,6% concluído, faltando a conclusão da conexão com o lote 2 e pequenos serviços.
O lote 5, que é responsável por segmentos em Camaquã e Cristal, teve a ordem de início dos serviços remanescentes assinada no final de abril e os trabalhos já iniciaram no trecho. O lote 7, em São Lourenço do Sul, está com serviços em execução no acesso ao município. Os lotes 6, 8 e 9 devem ter a licitação para a conclusão dos serviços remanescentes realizada neste ano. Em relação ao lote 10, a obra da ponte sobre o rio Comaquã foi licitada na modalidade de Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCi) e a empresa está na fase de desenvolvimento dos projetos.
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