O russo se tornará um dos idiomas oficiais da Fifa, órgão global do futebol, após uma votação a favor da proposta no congresso da organização no Catar na quinta-feira.
O Conselho da FIFA apresentou a proposta de alteração do Artigo 9 dos Estatutos da FIFA, com 210 membros presentes para votação em Doha. Destes, 208 estavam aptos a votar e 191 decidiram fazê-lo.
Para ser aceita, a proposta – apresentada em uma reunião do Conselho da FIFA em 24 de fevereiro e que incluiu a adição do árabe e do português, além do russo à lista de idiomas oficiais – precisava de uma maioria de 156 votos, mas foi aprovada com 187 votos. votos "sim" para quatro votos "não" no total.
Antes da votação de quinta-feira, os idiomas oficiais da FIFA eram inglês, espanhol, francês e alemão. A notícia da proposta já havia sido compartilhada pelo repórter alemão Markus Harm nas redes sociais e foi confirmada pelo serviço de imprensa da FIFA, segundo a TASS .
A decisão ocorre apesar de a FIFA e a Uefa terem banido todas as equipes russas de eventos internacionais no mês passado, após o início da campanha militar de Moscou na Ucrânia.
Esse passo significou que a seleção masculina russa de futebol foi impedida de participar das eliminatórias da Copa do Mundo do Catar de 2022, enquanto a seleção feminina deve perder o Campeonato da Europa da UEFA na Inglaterra neste verão.
Comentários: