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Domingo, 19 de setembro de 2021
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Ciência & Tecnologia

Facebook vê lucros dobrarem para US $ 10 bilhões, mas previsões demonstram sinal vermelho

Empresa lucra com alta em anúncios, mas dados de usuários ativos na Europa estão em constante queda

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Depois da uma alta ontem nas empresas de tecnologia puxadas pelos papéis do Google, o Facebook mostrou dados preocupantes. Uma rápida olhada nos relatórios revela que as expectativas de consenso são de receita de US $ 27,86 bilhões para o trimestre, o que seria um crescimento de 49% pois no ano passado, durante este trimestre, as vendas saltaram apenas 11% devido ao recuo da publicidade em torno da pandemia.

Os analistas também esperam um crescimento de usuários de cerca de 7%, antecipando pouco menos de 2,9 bilhões de usuários mensais para a rede social central do Facebook. A empresa também mostrou os dados do serviço “Família” que abrange os usuários de todos os seus serviços e nessa frente, os analistas esperam 3,49 bilhões de usuários mensais.

O que ainda salva a plataforma são os dados da indústria de anúncios, que continua sólida, com o Twitter e o Snap relatando fortes ganhos no segundo trimestre e as vendas de anúncios do Google crescendo 69% nos seus dados mostrados ontem. Isso explica porque o estoque do Facebook já aumentou 30% no acumulado do ano.

Alguns dos resultados do segundo trimestre da empresa:

  • Receitas U$$ 29.08 Bi, 
    • Publicidade $ 28,58 bilhões
    • Outras receitas $ 497 milhões
  • EPS $ 3,61, batendo exp. $ 3,02
  • Usuários ativos diários 1,91 bilhões, estimativa 1,91 bilhões
  • Usuários ativos mensais 2,90 bilhões, estimativa $ 2,9 bilhões
  • Margem operacional 43%, Est. 37,6%
  • Média de usuários do serviço Family por dia 2,76 bilhões, + 1,5% t / t, estimativa de 2,72 bilhões
  • Média de usuários do serviço Família por mês 3,51 bilhões, + 1,7% t / t, estimativa de 3,49 bilhões

 

Os dados de usuários ativo mensalmente continuam aumentando na pandemia, aonde as pessoas ficam mais conectadas em suas redes sociais:

MAU - Usuários Ativos Mensalmente
MAU - Usuários Ativos Mensalmente

Um outro dado impressionante: 3,51 bilhões de pessoas usam Facebook, Instagram, Messenger e/ou WhatsApp todos os meses.

MAP - Usuários Ativos Mensalmente
MAP - Usuários Ativos Mensalmente

 

 

O aumento das receitas em impressionantes 56% tem uma resposta na análise dos dados, o Facebook mostrou mais anúncios do que há um ano mas esses anúncios eram muito mais caros na sua média, com um aumento de 47% no preço médio por anúncio e um aumento de 6% no número de anúncios entregues. Enquanto isso a ARPUs (receita média por usuário) também saltou de U$$ 7,05 para U$$ 10,12.

ARPU - Receita média por usuário
ARPU - Receita média por usuário

 

Até agora, tudo bem e como esperado para uma empresa que não perdeu vendas em seis anos, no entanto, um olhar mostra que está caindo, e a razão para isso está na perspectiva da empresa, onde encontramos esta confissão surpreendente:

No terceiro e quarto trimestres de 2021, esperamos que as taxas de crescimento da receita total ano a ano desacelerem significativamente em uma base sequencial, conforme percorremos períodos de crescimento cada vez mais forte. Ao visualizar o crescimento em uma base de dois anos para excluir os impactos da recuperação do COVID-19, esperamos que o crescimento da receita total de um ano a dois desacelere modestamente no segundo semestre de 2021 em comparação com a taxa de crescimento do segundo trimestre.

Em outras palavras, o crescimento diminuirá mesmo se ignorarmos o ano mais lucrativo. Além disso, observando os DAUs da empresa, constatou-se que não apenas os EUA não cresceram em 5 trimestres tendo atingido o pico no segundo trimestre de 2020, mas os DAUs europeus continuam a cair.

 

DAU - Usuários Ativos Diariamente
DAU - Usuários Ativos Diariamente

 

Além disso, como esperado, o Facebook disse que continua a "esperar um aumento na segmentação de anúncios em 2021 com as mudanças regulatórias e de plataforma, notadamente as atualizações recentes do iOS, que esperamos ter um impacto maior no terceiro trimestre em comparação com o segundo trimestre."

Como observa a Bloomberg, a questão-chave é se o Facebook está vendo na proibição de rastreamento da Apple nos bastidores algo pior do que a empresa já havia previsto. Difícil dizer a partir do lançamento. Ele diz que o impacto será maior do que o segundo trimestre, mas não necessariamente maior do que o que a empresa estava modelando.

Desnecessário dizer que, apesar dos números impressionantes do segundo trimestre, os investidores não ficaram satisfeitos com a orientação, e as ações caíram acentuadamente após o expediente.

Papéis do Facebook - 28/07/2021
Papéis do Facebook - 28/07/2021


Como resumiu Kriti Gupta da Bloomberg, os resultados de ganhos do Facebook "destacam o quão alto é a barreira quando se trata de impressionar os investidores. As ações estão em baixa após o expediente, apesar da queda nas vendas e receita. Mas a chave pode estar nos usuários ativos mensais, que estavam de acordo com as estimativas em 2,9 bilhões".

Fonte/Créditos: Bloomberg

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