A Agência reguladora de medicamentos da Europa (EMA) recomendou nesta sexta-feira (14) acrescentar a mielite transversa, uma inflamação vertebral, como um dos efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca contra a covid-19.
A vacina enfrentou uma série de contratempos, incluindo atrasos na produção e investigações de reguladores após casos raros de efeitos colaterais graves, como coágulos sanguíneos com níveis baixos de plaquetas, o que levou a restrições ao uso do imunizante em vários países.
O comitê de segurança da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) também reiterou a recomendação para que um alerta seja incluído para a vacina de uma dose da Johnson & Johnson.
O comitê, após revisar os dados, concluiu que a relação causal entre as duas vacinas e a mielite transversa é, ao menos, uma possibilidade razoável.
A AstraZeneca não respondeu imediatamente a um pedido da Reuters para comentar o assunto.
A agência regulatória não ofereceu informações sobre quantos casos foram registrados após a vacinação, mas a mielite transversa foi adicionada como uma reação adversa de frequência desconhecida às informações do imunizante.
O comitê de segurança do órgão havia recomendado que a condição fosse inclusa na bula da vacina da Janssen — a adição havia sido pedida em outubro de 2020, e foi reiterada na sexta. As informações são da agência de notícias Reuters.
“Os profissionais de saúde devem estar atentos aos sinais e sintomas da MT, permitindo diagnóstico precoce, cuidados de suporte e tratamento. As pessoas que receberem qualquer uma dessas vacinas são aconselhadas a procurar atendimento médico imediato se desenvolverem sintomas da doença”, disse a agência.
O que acontece?
A mielite transversa é caracterizada por uma inflamação na medula espinhal, acarretando alterações motoras, sensitivas e
autonômicas, podendo causar fraquezas nos braços ou pernas ou problemas nas funções urinárias e digestivas. É uma enfermidade desmielinizante aguda ou subaguda, que pode afetar todos os gêneros e faixas etárias, com maior incidência entre os 10 e 19 anos e, dos 30 aos 39 anos.
Os sintomas da MT podem evoluir de forma rápida, dentro de algumas horas, ou estender o progresso durante dias ou semanas.
Referência sobre o que é mielite transversa
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.
Comentários: