Aliados Brasil Notícias

MENU

Notícias / Educação

Estudantes citam novo ensino médio como principal dificuldade para fazerem provas do Enem

Jovens entrevistados pelo g1 em Pernambuco disseram que a retirada de disciplinas da grade de estudos prejudica desempenho nas provas e que precisaram estudar 'por fora' os assuntos.

Estudantes citam novo ensino médio como principal dificuldade para fazerem provas do Enem
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Alunos que fazem a prova do Enem no Recife apontaram a adoção do novo ensino médio como um dos desafios para se preparar para o exame, principal porta de entrada para o ensino superior no país. Neste domingo (10), os candidatos respondem a questões de matemática e ciências da natureza.

Aline Guedes, de 17 anos, vai tentar uma vaga no curso de análise de sistemas, mas disse que as expectativas estão baixas por causa do atual modelo do ensino médio.

“A prova de linguagens e de humanas tinha muita filosofia, muita sociologia, e foi justamente as matérias que cortaram no ensino médio, que a gente não tinha aula. A minha sorte é que como eu estava na área de exatas na escola, eu tinha mais aulas de matemática, enquanto os outros não tinham”, contou a jovem.

Publicidade

Leia Também:

A recifense Evelyn Arruda, de 17 anos, também disse ter se sentido prejudicada pelo modelo do novo ensino médio. “Foi muito melhor dar uma desistida das trilhas (de aprendizagem) e focar mais, estudar mais para o Enem”, afirmou a adolescente, que quer cursar odontologia.

Evelyn, que já fez o Enem de forma experimental no ano passado, disse que a experiência a tranquilizou para a prova deste ano. “Vai ser mais fácil gerenciar o meu tempo, não perder tanto tempo em questões que eu não entendo”, explicou.

O sentimento é parecido com o de Felipe Albuquerque, de 25 anos, que já fez o exame algumas vezes, mas tenta novamente entrar no curso de medicina de uma universidade pública — atualmente, ele faz o primeiro período do curso numa faculdade particular.

“Acho que se a gente for fazer a prova com a cabeça muito nervosa, muito quente, inclusive o que a gente sabe, a gente esquece na hora. Então a gente tem que fazer bem, confiando no que a gente sabe”, disse o rapaz, antes de entrar no prédio.

Em Pernambuco, mais de 275 mil pessoas se inscreveram para fazer o exame em 2024.

Evelyn Arruda disse que se sentiu prejudicada no Enem pelo novo modelo de ensino médio, que retirou disciplinas da grade curricular — Foto: Paulo Veras/g1

Na Universidade Católica de Pernambuco, um dos maiores locais de prova do estado, o estudante Enzo Montenegro, de 17 anos, perdeu a chance de fazer a prova porque esqueceu o documento de identidade no carro. O pai dele, André Montenegro, ainda tentou ir buscar, mas voltou ao local da prova depois das 13h, quando os portões já estavam fechados.

O que é o novo ensino médio?

O novo modelo de ensino médio, que começou a ser implementado em 2022, aumentou a carga horária de disciplinas obrigatórias, como português e matemática, e um reduziu o que foi considerado uma parte optativa do currículo.

Desde 2023, cada estudante passou a poder montar seu próprio ensino médio, escolhendo as áreas nas quais se aprofundará.

A intenção é que os três anos do currículo tenham conteúdos eletivos (1.200 horas focadas nos objetivos pessoais e profissionais dos alunos) mais a parte fixa (1.800 horas de ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e matemática).

O novo modelo é obrigatório e deve ser seguido por todas as escolas do país, públicas e privadas.

A lei determina um aumento progressivo da carga horária. No modelo anterior, eram, no mínimo, 800 horas-aula por ano (total de 2.400 no ensino médio inteiro). No novo modelo, a carga deve chegar a 3.000 horas ao final dos três anos.

As disciplinas tradicionais passaram a ser agrupadas em áreas do conhecimento (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas).

A alteração também colocou a possibilidade de os alunos escolherem disciplinas optativas durante o período de formação e deu flexibilidade maior para a grade curricular dos cursos técnicos - nos quais as disciplinas eletivas podem ocupar uma fatia maior da carga horária de aulas.

As mudanças provocaram um debate sobre as desigualdades que o novo modelo possibilita entre alunos de escolas particulares e públicas quanto a amplitude dos assuntos estudados e sobre as diferenças no aprendizado que podem afetar também o desempenho no ensino superior.

Em 2024, o Congresso Nacional alterou a lei, que foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com isso, a partir de 2025, a carga horária vai passar para 2.400 horas para disciplinas obrigatórias e 600 horas para disciplinas optativas.

Passarão a ser disciplinas obrigatórias em todos os anos: português, inglês, artes, educação física, matemática, ciências da natureza (biologia, física, química) e ciências humanas (filosofia, geografia, história, sociologia). Espanhol será facultativo.

 

 

Fonte/Créditos: G1

Créditos (Imagem de capa): Foto: Paulo Veras/g1

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )