O escritor britânico Neil Gaiman, autor de obras como Sandman e Good Omens, foi processado por abuso sexual e tráfico humano. A ação judicial, movida por Scarlett Pavlovich, também inclui sua ex-esposa, Amanda Palmer.
De acordo com o site AP News, Pavlovich entrou com o processo em três estados dos Estados Unidos, alegando que, enquanto trabalhava como babá para o casal, foi vítima de violência sexual repetidas vezes e mantida como “escrava sexual”. Ela afirma que a imagem pública de Gaiman como defensor de causas feministas a fez acreditar que ele era uma pessoa confiável. A denunciante busca uma indenização de pelo menos 1 milhão de dólares, além de uma condenação formal contra o autor e sua ex-esposa.
As acusações contra Gaiman começaram a vir à tona no final de 2024, com o lançamento do podcast Master: The Allegations Against Neil Gaiman (Mestre: As alegações contra Neil Gaiman, em tradução livre) produzido pela Tortoise Media. Em janeiro deste ano, uma reportagem da New York Magazine trouxe mais detalhes sobre a conduta do escritor, relatando denúncias de oito mulheres.
Diante das acusações, Gaiman se manifestou publicamente em seu blog pessoal, negando qualquer envolvimento em atividades sexuais não consensuais.
– Estou longe de ser uma pessoa perfeita, mas nunca me envolvi em atividade sexual não consensual com ninguém. Nunca – declarou o escritor.
Ele acrescentou que preferiu não comentar o caso antes por respeito às pessoas envolvidas e para evitar a disseminação de desinformação.
Amanda Palmer, por sua vez, optou por não se pronunciar sobre as acusações.
IMPACTO NA CARREIRA
As acusações tiveram repercussões diretas na carreira profissional de Gaiman. A Netflix anunciou o cancelamento de suas produções baseadas nas obras do autor. Good Omens não terá uma terceira temporada completa, enquanto Dead Boy Detectives e Sandman chegarão ao fim após a segunda temporada.
O showrunner de Sandman, Allan Heinberg, afirmou que a decisão de encerrar a série foi baseada na conclusão da história de Sonho, protagonista da trama. No entanto, o cancelamento ocorre em meio à polêmica envolvendo Gaiman, o que levanta questionamentos sobre a influência do caso na decisão do estúdio
A segunda temporada de Sandman já estava confirmada desde 2022 e tem previsão de estreia ainda este ano.
*AE
Créditos (Imagem de capa): Foto: EFE/DANIEL BOCKWOLDT
Comentários: