A viagem do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), à ilha de St. Maarten, no Caribe, no carnaval, está sob investigação do Ministério Público do Amazonas (MPAM). O órgão apura se houve uso de dinheiro público para custear a viagem, e aconteceu entre e solicitou esclarecimentos ao prefeito, que se ausentou da capital entre 28 de fevereiro e 7 de março, período em que a capital enfrentou alagamentos causados pelas fortes chuvas.
Durante a viagem, a primeira-dama Izabelle Fontenelle apareceu em um vídeo, no Caribe, comemorando o aniversário dela em um clube de praia de luxo, acompanhada por uma animadora que segurava uma garrafa de champanhe de marca sofisticada. Não há informações se houve o consumo da bebida. O vídeo viralizou nas redes sociais.
As imagens foram compartilhadas nos destaques do perfil do Instagram do clube de praia e indicava que a gravação ocorreu no sábado (1º). Após a repercussão, os trechos em que a primeira-dama aparecia foram excluídos da página.
Após a divulgação das imagens, vereadores da oposição em Manaus e um deputado federal protocolaram um pedido de investigação contra o prefeito.
A reportagem reuniu em perguntas e respostas os principais pontos sobre o caso. Entenda:
Por que a viagem virou alvo de investigação?
Após a divulgação das imagens, vereadores da oposição em Manaus e um deputado federal protocolaram um pedido de investigação contra o prefeito. Uma das denúncias foi formalizada pela presidência da Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Manaus (CMM) nesta semana. O documento aponta que "a sociedade tem cobrado esclarecimentos sobre a viagem".
Quais pontos são investigados pelo MP?
Entre os pontos questionados na investigação do MPAM e de outros órgãos estão:
- A viagem foi paga com dinheiro público❓
- Empresários com contratos na Prefeitura custearam as despesas❓
- O que foi pago durante a viagem❓
As despesas incluem:
- 🏠 Aluguel de residência
- ✈️ Deslocamento em jatinho particular
- 🍾 Festas privadas com bebidas de alto valor
- 🎉 Outros benefício
Qual foi a resposta na Câmara Municipal?
A viagem do prefeito ao Caribe também gerou debate no plenário da CMM. Na quarta-feira (12), foi apresentado um requerimento que exigia esclarecimentos sobre os gastos da viagem, incluindo a suspeita de uso de avião particular e a presença de empresários.
Embora o pedido fosse voltado para garantir transparência à população, a proposta foi rejeitada pelos vereadores aliados ao prefeito, com 24 votos contrários e apenas 11 favoráveis.
Quem assumiu a prefeitura no período?
O afastamento de David Almeida durante o Carnaval seguiu o procedimento legal. Durante sua ausência, o vereador Jander Lobato assumiu como prefeito em exercício até 2 de março. Depois, o vice-prefeito Renato Junior ocupou o cargo até o retorno do titular, no dia 7.
Quais os possíveis crimes cometidos?
Se as denúncias forem confirmadas, a prática pode configurar os seguintes crimes:
Quais os possíveis crimes cometidos?
Se as denúncias forem confirmadas, a prática pode configurar os seguintes crimes:
- Corrupção passiva – Solicitar ou receber vantagem indevida em razão do cargo público.
- Peculato – Apropriação ou desvio de recursos públicos para benefício próprio ou de terceiros.
- Improbidade administrativa – Ato ilícito que causa dano ao erário ou fere os princípios da administração pública.
- Lavagem de dinheiro – Ocultação da origem ilícita de valores obtidos por meio de crimes.
O que dizem os envolvidos?
Nesta sexta-feira, David Almeida atribuiu a abertura da investigação a repercussão que a viagem tomou nas redes sociais e defendeu que não houve qualquer ilegalidade.
"Viajei com meus recursos próprios, comuniquei à Câmara Municipal, fiz a transição, assumiu o vice-prefeito, assumiu o segundo secretário da mesa diretora e transcorreu tudo dentro da normalidade. Eu vou prestar as informações necessárias. Tenho como comprovar todos os gastos", disse Almeida.
O prefeito de Manaus também falou sobre as acusações de que, durante a viagem, esteve acompanhado de empresários com supostos contratos em vigor com a prefeitura. David Almeida afirmou que apenas encontrou pessoas de Manaus em St. Maarten, mas não comentou a relação delas com o executivo municipal.
"Você está num país estrangeiro, você encontra brasileiros e esses brasileiros são da sua cidade, você não vai falar com eles? Normal, eles viajaram, pagaram suas despesas, nos encontramos lá, é normal", afirmou.
Já a primeira-dama se manifestou em um texto publicado em seu perfil no Instagram no dia 9 de março. Em seu posicionamento, Izabelle Fontenelle afirmou que, nos últimos anos, tem enfrentado ataques distorcidos e julgamentos movidos por interesses econômicos e políticos.
Ela também destacou que as críticas direcionadas a ela são uma tentativa de desviar o foco dos avanços na gestão de seu marido, o prefeito David Almeida.
"Tentam ocupar a mente da sociedade com nossa vida pessoal para esconder o descaso de outros personagens”, disse Izabelle Ela também reafirmou que, apesar das dificuldades, segue em paz com sua trajetória, valores e busca por fazer o bem.
"Eu sigo firme. Não por ser imune, mas porque escolhi não permitir que esse ódio disfarçado de 'notícia' definam quem eu sou", publicou a primeira-dama.
Quais os próximos passos da investigação?
O MPAM informou que as denúncias foram recebidas, autuadas e enviadas pela Secretaria-Geral do órgão ao Centro de Apoio Operacional de Proteção e Defesa dos Direitos Constitucionais do Cidadão, dos Direitos do Consumidor e da Defesa do Patrimônio Público (CAO-PDC). O CAO-PDC encaminhará as denúncias às Promotorias de Patrimônio para a instauração de Notícia de Fato, dando início à apuração.
Fonte/Créditos: G1
Créditos (Imagem de capa): Reprodução
Comentários: