O ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, divulgou uma carta nesta sexta-feira, 22, defendendo que o PSDB “deve ter candidato a presidente e liderar o centro democrático”. “Hoje este nome é João Doria, por decisão dele e das prévias – das quais nunca se buscou tirar legitimidade”, afirmou.
Leite disputou as prévias com o ex-governador de São Paulo e, mesmo após sair derrotado, continuou fazendo viagens pelo país e se encontrando com políticos e autoridades. O gaúcho, inclusive, indicou disposição em ser vice em eventual chapa encabeçada pela senadora Simone Tebet (MDB).
“Se eu quisesse apenas ser candidato a presidente da República, como uma ideia fixa acima de tudo e de todos, eu teria trocado de partido e isso estaria decidido, não importando as consequências. Mas não foi o que eu fiz”, escreveu o ex-governador gaúcho.
Eduardo Leite disse que na última terça-feira, 19, por ideia e iniciativa dele, foi ao encontro de Doria “para dizer que não faz sentido querer que partidos superem suas diferenças se, dentro do PSDB, não superarmos as nossas”.
Segundo Leite, ele não renunciou ao governo do Rio Grande do Sul para dividir o partido, mas “para somar”. “O PSDB é a verdadeira essência de um centro democrático que harmoniza a esquerda e a direita, a economia e o social, o desenvolvimento e o combate às desigualdades.”
“Assim, me coloco ao lado do meu partido e desta candidatura, na expectativa de que a união do PSDB contribua com aguardada unificação dos atores políticos do centro daqui até a eleição de outubro”, declarou.
Os tucanos fazem parte da chamada “terceira via”. O grupo que também conta com MDB, Cidadania e União Brasil promete apresentar um candidato único em 18 de maio.
Na carta, o gaúcho, no entanto, afirma que não vai deixar de percorrer o Brasil. “Continuarei andando e conversando pelo país para mostrar o que fizemos no Rio Grande do Sul, como um exemplo do que é possível e deve ser feito no Brasil”. “Contem comigo para sermos um só PSDB.”
Doria responde a Leite
Logo depois da divulgação da carta de Eduardo Leite, a assessoria de comunicação de João Doria divulgou carta em resposta ao gesto do tucano. “É com otimismo que recebo a manifestação pública do ex- governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, uma expressiva liderança do nosso partido.”
Segundo ele, gesto de reconhecimento do resultado das prévias e pela candidatura única do PSDB para a Presidência da República é prova de “coerência e bom senso”.
“Finalmente, foram superadas todas as divergências internas, corroborando com o resultado e a legitimidade das prévias que mobilizaram mais de 44 mil eleitores tucanos. É um gesto honrado, democrático e elogiável”, escreveu.
Doria finalizou: “Juntos vamos construir uma candidatura forte do centro democrático, ao lado do MDB, União Brasil e Cidadania por um país mais justo, solidário e pacificado. É hora de união contra a polarização que nos afoga”.
Comentários: